Compasso / Compass drawing tool

O compasso é uma das mais antigas ferramentas inventadas pelo homem para desenhar círculos, com utilidade na agricultura, na engenharia, no desenho técnico, na navegação e noutras atividades que requeiram a perfeição do círculo, o desenho de arcos de circunferência ou segmentos de reta. Com o círculo encontra-se a razão matemática entre circunferência e diâmetro conhecida como Pi. Atribui-se a Arquimedes (287 AC a 212 AC) a primeira tentativa de apurar o valor exato do Pi. Com essa informação e o tamanho do raio encontra-se o perímetro e a área de um círculo.

1. Compasso de ferreiro, com alguns vendedores atribuindo data do século XVII ou XVIII devido a um conjunto de cinco lâminas de fixação, com eixo rebitado. Mas também pode ter sido produzido no século XIX e isso se evidencia pela boa qualidade das letras gravadas numa das hastes. Embora em mau estado ainda é funcional. Os parafusos soldados são uma adaptação recente.

2. Compasso para desenho, provavelmente do início do século XX, com florais gravados em todo corpo de latão é utilizado em desenhos a tinta. Fabricado por Eagle Pencil Co; New York . USA.

3. Compasso, da Kern Aarau, do século XX, pode ser fixado a uma régua para desenho a tinta de  círculos de grande diâmetro que seriam inviáveis com varetas tradicionais em V.

4. Compasso do início do século XX, em latão, é um tradicional objeto para desenho de pequenos círculos a lápis. Um similar a esse foi patenteado sob n. 530.680 em 1894, nos USA.

5. Compasso em latão e pontas de aço, do início do século XX serve para riscar latão ou mesmo folhas de aço.

6. Compasso em aço, do início do século XX serve para desenho de minúsculos círculos a tinta.

Ref. 201-09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s