Enxó / Adze

O surgimento da enxó se confunde com o início da civilização. É constituída por uma peça de metal delgado e chato, com uma parte cortante e uma haste ou um orifício no lado oposto onde é fixado um cabo de madeira. Os cabos podem ser tipo de enxada ou de plaina.

Este modelo, produzido em ferro batido e temperado, feito artesanalmente, é tratado pelos comerciantes como antigo, embora atualmente ainda sejam produzidas enxós por algumas empresas.

A enxó tem por finalidade desbastar a madeira bruta, em uso na carpintaria, na marcenaria, na tanoaria ou noutra atividade que use madeira. Por exemplo um tronco de árvore, na ausência de uma serra, pode ser desbastado por um bom carpinteiro e transformado em uma peça com quatro lados em ângulo reto, o que torna tal madeira especialmente útil para inúmeras aplicações como vigas, marcos, tábuas e etc.

Data:                    Desconhecido, mas provavelmente é da primeira metade do século XX.
Fabricante:         Desconhecido. Constam dois sinais na lâmina. Um número 1 que pode ser o tipo e um círculo dentado que pode representar a marca do fabricante.
Origem:               Desconhecido.
Estado atual:      Funcional.

Ref. 199-15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s