Projetor de slides e de negativos/ Slide and negative projector

A projeção popularizada de imagens começou junto com a fotografia. Ao longo das décadas inúmeros aparelhos de projeção foram inventados e comercializados, muitos deles voltados para o lazer doméstico.

Este aparelho está preparado para projetar slides e rolos de filmes fotográficos. Com maleta construída em lâminas de aço, sua tela de projeção fica no lado interno da tampa, a qual possui dois trilhos laterais para distancia-la de forma a ajustar o foco da projeção. Acompanham o aparelho duas caixinhas de metal para armazenar slides e rolos de filmes. Possui um conversor de voltagem para atuar em 110, 125, 140, 160 e 220 volts, indicando que o fabricante pretendia atingir públicos de locais variados.

Embora não seja totalmente mecânico, pois a iluminação é feita por lâmpada elétrica, esta peça é tão anacrônica que merece um espaço no museu.

Data:                    Provavelmente décadas de 1960/70

Origem:               Milano-Malnate, Itália

Fabricante:         P. Malinverno – Fabbrica Apparecchi Proiezione

Estado atual:      Funcional.

Curiosidade:      Embora estivesse no tempo e tenha entrado água no interior do box e enferrujado algumas partes, a lâmpada e as partes elétricas sobreviveram e funcionam.

Ref.: 194-16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s