A projeção popularizada de imagens começou junto com a fotografia. Ao longo das décadas inúmeros aparelhos de projeção foram inventados e comercializados, muitos deles voltados para o lazer doméstico.
Este aparelho está preparado para projetar slides e rolos de filmes fotográficos. Com maleta construída em lâminas de aço, sua tela de projeção fica no lado interno da tampa, a qual possui dois trilhos laterais para distancia-la de forma a ajustar o foco da projeção. Acompanham o aparelho duas caixinhas de metal para armazenar slides e rolos de filmes. Possui um conversor de voltagem para atuar em 110, 125, 140, 160 e 220 volts, indicando que o fabricante pretendia atingir públicos de locais variados.
Embora não seja totalmente mecânico, pois a iluminação é feita por lâmpada elétrica, esta peça é tão anacrônica que merece um espaço no museu.
Data: Provavelmente décadas de 1960/70
Origem: Milano-Malnate, Itália
Fabricante: P. Malinverno – Fabbrica Apparecchi Proiezione
Estado atual: Funcional.
Curiosidade: Embora estivesse no tempo e tenha entrado água no interior do box e enferrujado algumas partes, a lâmpada e as partes elétricas sobreviveram e funcionam.
Ref.: 194-16