A necessidade de registrar discursos ou diálogos com rapidez adequada para não se perder nenhuma palavra surgiu na antiguidade. A atividade de registro rápido como profissão é a do taquígrafo, o qual escreve com sinais especiais que representam sons, palavras ou até frases mais usuais. Posteriormente o registro é traduzido para a linguagem comum. O dia do taquígrafo é comemorado em 03 de maio.
A máquina de estenografia veio substituir, em alguns casos, o trabalho de elaboração dos registros à mão, da mesma forma que a máquina de datilografia substituiu os registros manuais.
Em 16 de dezembro de 1939, John G. Sterling ingressou com um pedido de patente dessa máquina de estenografia, tendo sido publicado o registro em 18 de maio de 1943 nos Estados Unidos sob n.2.319.273
Esta máquina possui 25 teclas que podem ser acionadas individualmente ou em grupo, e seus caracteres são registrados numa pequena fita de papel presa a um rolo. A cada batida o rolo avança uma linha resultando em um conjunto de letras que parecem desconexas e sem sentido para os leigos.
Atualmente existem softwares que traduzem os sons dos diálogos para a linguagem de texto, o que poderá levar ao desaparecimento da taquigrafia e da estenografia.
Data: Posterior a 1946
Origem: Skokie, Illinois, Estados unidos,
Marca: Stenograph
Fabricante: Stenographic Machines Inc.
Estado atual: Funcional demonstrativo. Falta a fita de impressão.
Ref. 193-10