Máquina de estenografia / Stenograph / Sténographe

A necessidade de registrar discursos ou diálogos com rapidez adequada para não se perder nenhuma palavra surgiu na antiguidade. A atividade de registro rápido como profissão é a do taquígrafo, o qual escreve com sinais especiais que representam sons, palavras ou até frases mais usuais. Posteriormente o registro é traduzido para a linguagem comum. O dia do taquígrafo é comemorado em 03 de maio.

A máquina de estenografia veio substituir, em alguns casos, o trabalho de elaboração dos registros à mão, da mesma forma que a máquina de datilografia substituiu os registros manuais.

Em 16 de dezembro de 1939, John G. Sterling ingressou com um pedido de patente dessa máquina de estenografia, tendo sido publicado o registro em 18 de maio de 1943 nos Estados Unidos sob n.2.319.273

Esta máquina possui 25 teclas que podem ser acionadas individualmente ou em grupo, e seus caracteres são registrados numa pequena fita de papel presa a um rolo. A cada batida o rolo avança uma linha resultando em um conjunto de letras que parecem desconexas e sem sentido para os leigos.

Atualmente existem softwares que traduzem os sons dos diálogos para a linguagem de texto, o que poderá levar ao desaparecimento da taquigrafia e da estenografia.

Data:                    Posterior a 1946
Origem:               Skokie, Illinois, Estados unidos,

Marca:                 Stenograph

Fabricante:          Stenographic Machines Inc.
Estado atual:       Funcional demonstrativo. Falta a fita de impressão.

Ref. 193-10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s