Moinho de café / Coffee grinder

Muitas fábricas de utilidades já desapareceram, bem como sua história, restando alguns dos produtos que fabricaram. Este moedor de café, da fábrica A & F  Cia. de São Paulo, é um exemplo. Se não houvessem gravados no ferro fundido o nome, a cidade e marca, até a identidade da empresa teria desaparecido, restando uma peça totalmente anônima, como casos de outras peças expostas neste Museu.

Este moedor é cópia do moedor de café Peugeot Fréres, francês. Todo em ferro fundido, cuja pintura original era verde fosco. Possui um sistema de engrenagens para que o usuário gire a manivela de forma mais confortável.

Quando adquirido faltavam a gaveta, a base de madeira, o cabo da manivela, o fixador da porca de regulagem do granulador e sua porca de fixação, bem como as tampas fixa e móvel do depósito de grãos e os parafusos correspondentes.

Data:                    Provável primeira metade do século XX

Marca:                 Progresso

Fabricante:         A & F. Cia

Origem:               Brasil

Estado Atual:     Funcional demonstrativo

Curiosidade:      Em 1810, os irmãos Jean-Pierre II e Jean-Frédéric, fundaram a Peugeot Frères. para fabricar moinhos de café e bicicletas, tendo produzido ao menos até 1900. Nesta empresa está a origem da atual fábrica de automóveis Peugeot. http://knowyourgrinder.com/peugeot-family-grinder-history-the-coffee-connection/

Ref.: 178-12

Um comentário sobre “Moinho de café / Coffee grinder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s