Como operar a calculadora Multo/Multo calculator- how to operate

Multo como operar

Esta pequena calculadora é muito fácil de operar e de rápido aprendizado, requerendo poucos minutos para entender suas funções e operações.

Preparação da máquina.

1. Zere o visor superior puxando o mante zerador
  2. Zere os visores inferiores empurrando para baixo a alavanca zeradora duas vezes.
  3. Aperte o liberador do Carro móvel 5 até que o carro móvel vá totalmente para a esquerda.

Entendendo o seletor

O seletor tem capacidade para registrar um número com  até dez dígitos 9.999.999.999.

Cada coluna representa todas as possibilidades de número, de 0 a 9. A coluna mais à direita representa a unidade, a próxima à esquerda, a dezena, a próxima à esquerda, a centena e assim por diante.

Adição

1. Prepare a máquina
  2. Selecione a parcela
  3. Gire a manivela 3 uma vez no sentido horário
  4. Zere o seletor
  5. Selecione nova parcela
  6. Gire a manivela  uma vez no sentido horário
  7. Confira a quantidade de parcelas no visor inferior esquerdo e a soma no visor inferior direito.

Subtração

• Prepare a máquina
  • Selecione o minuendo.
  • Gire a manivela  uma vez no sentido horário
  • Fixe o travador empurrando-o para baixo
  • Zere o visor inferior esquerdo empurrando para baixo a alavanca zeradora.
  • Zere o seletor
  • Selecione o subtraendo
  • Gire a manivela  uma vez no sentido ANTI horário
  • Confira a quantidade de parcelas no visor superior e o resto no visor inferior.

Multiplicação

1. Multiplicar 21 por 23
  2. Prepare a máquina
  3. Selecione o multiplicando 21
  4. Gire a manivela  quantas vezes corresponda ao dígito das unidades do multiplicador, ou seja, três vezes
  5. Retroceda o carro móvel uma vez usando a alavanca 6
  6. Gire a manivela  quantas vezes corresponda ao dígito das dezenas do multiplicador, ou seja, duas vezes
  7. Confira a quantidade de parcelas no visor inferior esquerdo e produto no visor inferior direito

Divisão

1. Dividir 1357 por 12
  2. Prepare a máquina
  3. Selecione o dividendo
  4. Gire a manivela  uma vez no sentido horário
  5. Fixe o travador empurrando-o para baixo
  6. Zere o visor inferior esquerdo empurrando o manete zerador dos visores inferiores para baixo.
  7. Zere o visor superior
  8. Retroceda o carro o número de vezes que o divisor cabe no dividendo
  9. Selecione o divisor
  10. Gire a manivela no sentido ANTI horário, até que soe a campainha
  11. Gire a manivela no sentido horário uma vez
  12. Avance o carro uma vez
  13. Gire a manivela no sentido ANTI horário até que soe a campainha
  14. Gire a manivela no sentido horário uma vez.
  15. Verifique o quociente no visor inferior esquerdo. No caso é 113
  16. Verifique o resto no visor inferior direito. No caso é 1

Obs.: Caso o operador queira obter o resultado com decimais basta avançar o carro, antes do passo 7, na quantidade de casas decimais pretendidas. Após esse procedimento o operador deve realizar o passo 7. Detalhe: para avançar o carro é necessário que o mesmo esteja posicionado no maior retrocesso permitido.

Para saber quantas vezes o divisor cabe no dividendo, conforme determina o passo 7, faça o seguinte: considere a menor quantidade de dígitos do divisor suficientes para dividir pelo dividendo.  No caso é 13. Então esta é uma vez. Agora conte a quantidade de dígitos restantes no dividendo: Restam o 5 e o 7. Assim, o dividendo cabe três vezes no divisor: uma para o grupo 13, uma para o grupo e 5 uma para o grupo 7.

A princípio pode parecer difícil operar essa máquina, mas alguns minutos de prática são suficientes para aprender e consolidar o conhecimento.

2 comentários sobre “Como operar a calculadora Multo/Multo calculator- how to operate