O uso dos metais remonta a aproximadamente 7 mil anos. Para derreter ou mesmo amolecer o cobre ou o ferro é necessário alta temperatura. Esta é alcançada com ventilação forçada. Os primeiros ventiladores forçados foram os foles, sacos de couro que, pressionados forçam a saída de ar por um duto abaixo das brasas. Esse processo foi gradativamente melhorado e dentre as várias formas de ventilação forçada foram feitas as ventoinhas em caracol, onde com uma mão o ferreiro gira a manivela enquanto com a outra manipula o objeto que está no fogo.
Esta ventoinha é parte de um conjunto, onde é acoplada a um pequeno contêiner onde é queimado o carvão e aquecido o ferro em brasa para que o ferreiro molde a peça segundo a encomenda, martelando sobre ela.
Embora ainda existam essas peças, as forjas portáteis com ventoinhas movidas a motores elétricos as substituíram e também estão em franco desaparecimento em virtude de toda sorte de produtos serem produzidos em escala industrial.
Data: Desconhecido, provável entre 1900 a 1960.
Origem: Brasil
Marca: Ideal – Rio de Janeiro
Estado atual: Funcional demonstrativo
Adiante estão as fotos de uma forja completa que encontramos no site OLX de Portugal, de um desenho de funcionamento de uma forja, obtida no site wcwelding.com, e do desenho de uma ventoinha, patente número US 869247A, concedida a Henry B Keiper em 29 de outubro de 1907.
Ref.: 172-15
Muito interessante quero comprar uma que devo fazer
Lajes rio grande do Norte Geraldo fernandes irmão Geraldo fernandes
2018 @Gmail com
CurtirCurtir
Obrigado pela visita. Procure em antiquários, em galpões de vend de velharias ou mesmo nos sites de venda de produtos usados na Internet. Mas pesquise bastante para não pagar o que não vale.
CurtirCurtir