Moedor de carne/Meat grinder

Vários sites da internet indicam que o primeiro moedor de carne foi inventado no século XIX pelo alemão, Karl Friedrich Christian Ludwig Freiherr Drais von Sauerbronn, conhecido como Karl Drais.  Entretanto, não encontramos referência a todos os seus inventos. Além disso, as citações parecem cópias umas das outras, razão pela qual não há certeza quanto a veracidade das afirmações.

Em 1859 John G. Perry obteve a patente americana nº. 24.953 para moedor de carne. Em vista que Drais faleceu em 1851, ele teria inventado o moedor uns dez anos antes do americano Perry. No entanto, tratava-se de um espremedor, já que saiam da máquina tiras compridas de carne e não pequenos pedaços moídos como a de Perry.

Conforme o site da Husqvarnagroup, a empresa iniciou a produzir equipamentos de cozinha em 1874, incluindo os moedores de carne.  Infelizmente a empresa não registra no site os modelos que produziu. Alguns vendedores apresentam um moedor parecido com este, dando conta que seria da década de 1920, data que pode ser compatível com a da fabricação deste moedor.

Data:                  Provavelmente década de 1920

Marca:               Huskvarna

Origem:             Suécia

Estado atual:    Funcional demonstrativo

Curiosidades:   A parte interna deste moedor é toda esmaltada, um refinamento que visava a garantir maior higiene ao produto.

A Husqvarna está na lista das empresas mais antigas do mundo em atividade. Tendo iniciado suas operações em 1689, está atualmente com 328 anos.

http://www.husqvarnagroup.com/en/about/history/timeline

Ref.: 170-12

Um comentário sobre “Moedor de carne/Meat grinder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s