Moenda de cana de açúcar/Sucar cane mill

A cana de açúcar é conhecida desde a antiguidade. No Brasil foi introduzida em 1532 quando ocorreu o efetivo início da colonização. Inúmeros engenhos e utensílios foram inventados para extrair o suco da cana, os quais consistem basicamente em espremer o caule para romper as células e retirar o líquido doce o qual pode ser consumido in natura, pode ser transformado em melado ou, após extração da água ser transformado no delicioso açúcar mascavo, ou, ainda, em processo de industrialização, no açúcar refinado e no álcool e seus derivados.

Este modelo, fabricado no Brasil, é um dentre os inúmeros clones ainda hoje fabricados em várias partes do mundo para uso doméstico. Todo em ferro fundido, pesando 15 kg, requer seja robusto para ser capaz de espremer c cana.

Data:                   Provável décadas de 1990 e 2000

Marca:                Não consta, mas provavelmente é Botini

Origem:              Brasil

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Curiosidade:      Produtos novos oferecidos no mercado por valores em torno de R$ 250,00 ou aproximadamente U$ 80.00, ainda podem ser uma boa solução para produção da guarapa, melado ou açúcar em pequenas quantidades para uso doméstico.

Ref.: 166-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s