Brinquedo Serra para madeira/Wood saw toy

Esta miniatura de serra de troncos tem sua produção atribuída ao artesão Zé Lino, da cidade de Pains-MG. Observa-se a riqueza de componentes funcionais, todos encaixados. Pelas características a obra foi produzida com poucas ferramentas: nada mais que uma serra manual bruta e um pequeno instrumento cortante, como um canivete, uma faca ou mesmo um pedaço de ferro afiado, usando pedaços de madeira disponíveis no entorno.

O atento visitante pode definir essa obra como arte NAIF, cujo significado original em francês é simples, ingênuo,  definida como a arte natural feita pela simples observação aliado ao talento do artista, sem estudo de arte ou possuidor de maior cultura. Também pode definir como arte popular feita por anônimos, também auto-didatas, registram com sua arte aspectos importantes da cultura, costumes e seu entorno.

Data:                    Provavelmente após 1950

Origem:               Minas Gerais – Brasil

Elaboração:        Zé Lino

Estado atual:      Funcional

Ref.: 155-01

A carta enviada pelo Sr. Sérgio enriquece o  valor cultural desse brinquedo.