Brinquedo Moenda de Cana/Toy Sugarcane Mill

Esta miniatura de moenda de cana de açúcar tem sua produção atribuída ao artesão Zé Lino, da cidade de Pains-MG, falecido aos 94 anos de idade, segundo informações de sua filha, Dona Rosa.

Observa-se a riqueza de componentes funcionais, todos encaixados. Pelas características, a obra foi produzida com poucas ferramentas, nada mais que uma serra manual bruta e um pequeno instrumento cortante, como um canivete, uma faca ou mesmo um pedaço de ferro afiado, usando pedaços de madeira disponíveis a volta.

O atento visitante, pode definir essa obra como arte Naïf, cujo significado original em francês é simples, ingênuo,  definida como a arte natural, feita pela simples observação aliado ao talento do artista, sem estudo de arte ou possuidor de maior cultura. Também pode definir como arte popular, feita por anônimos, também auto-didatas que registram com a arte aspectos importantes da sua cultura, costumes e seu entorno.

Ref.: 154-01