Aquecedor de ambientes/Room heater

Este aquecedor é uma peça bem elaborada e mais complexa que um fogão à gás. Tem a estrutura em folhas de aço esmaltadas, depósito de combustível, condutos de cobre, bomba de ar, aferidor de pressão, regulador de fluxo, queimadores e liberador de resíduos.

Sua marca “Fogões Lar’ não tem  sua história na Internet e provavelmente permanece na memória de poucas pessoas.  A marca deve ser fantasia, pois não encontramos correspondência com nome comercial. 

Funcionava mediante a queima do combustível ejetado pela pressão gerada com acionamento da bomba de ar. Se o aferidor de pressão indicasse existir pressão e não houvesse esguicho de combustível, significava que o regulador de fluxo estava fechado ou que havia entupimento nos condutos de saída; se mesmo bombeando, o aferidor não indicasse pressão, indicava que havia  entupimento nos condutos de entrada.

Origem:               Brasil
Marca:                 Fogões Lar
Data:                    Possivelmente décadas de 1950 ou 1960
Estado atual:     Não funciona. Substituindo os queimadores e o aferidor de pressão é possível  tornar o aquecedor funcional. Este aquecedor é uma cópia de um modelo fabricado pala Volcan da Argentina. Pode ter sido fabricado sob licença.

Ref.: 139-14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s