Este aquecedor é uma peça bem elaborada e mais complexa que um fogão à gás. Tem a estrutura em folhas de aço esmaltadas, depósito de combustível, condutos de cobre, bomba de ar, aferidor de pressão, regulador de fluxo, queimadores e liberador de resíduos.
Sua marca “Fogões Lar’ não tem sua história na Internet e provavelmente permanece na memória de poucas pessoas. A marca deve ser fantasia, pois não encontramos correspondência com nome comercial.
Funcionava mediante a queima do combustível ejetado pela pressão gerada com acionamento da bomba de ar. Se o aferidor de pressão indicasse existir pressão e não houvesse esguicho de combustível, significava que o regulador de fluxo estava fechado ou que havia entupimento nos condutos de saída; se mesmo bombeando, o aferidor não indicasse pressão, indicava que havia entupimento nos condutos de entrada.
Origem: Brasil
Marca: Fogões Lar
Data: Possivelmente décadas de 1950 ou 1960
Estado atual: Não funciona. Substituindo os queimadores e o aferidor de pressão é possível tornar o aquecedor funcional. Este aquecedor é uma cópia de um modelo fabricado pala Volcan da Argentina. Pode ter sido fabricado sob licença.
Ref.: 139-14