
Esta máquina, produzida entre 1913 e 1930, era utilizada para franquear documentos os quais poderiam ser cheques, tickets ou outros documentos de controle. Uma espécie de multiuso adaptada de fábrica às necessidades dos clientes. Adquirida na fronteira do Uruguai, a máquina possui os filigranas de gravação em espanhol e foi provavelmente utilizada por um banco.
Para funcionar, deve-se colocar o documento no escaninho, selecionar o primeiro valor e girar a manivela, depois selecionar o segundo valor e girar a manivela e assim por diante. Por exemplo, para escrever “mil y veinte”, primeiro selecionar “mil”, e girar a manivela, depois selecionar “Y” e girar a manivela, depois selecionar “20” e girar a manivela.
Origem: Estados Unidos
Inventores: James E. Simpson e Charles J. Paulson
Pente USA n°: 1.241.570 de 02/10/1917
Marca: Todd Protectograph – Check Writer
Data: Décadas de 1910-1920
Estado atual: Funcional
Futuro desta utilidade: Não é mais utilizada.
Curiosidades: A empresa Todd Protectograph Co. foi adquirida pela Burroghs e tornou-se um departamento da mesma.
A máquina estava sem grandes danos salvo a falta de um pequeno eixo de tração, da manivela, dos pés, do selo da fábrica, da pintura, estar com ferrugem e faltando de um componente associado a uma mola de tração cuja funcionalidade ainda desconhecemos.
https://www.officemuseum.com/check_protector_gallery_1900-1920.htm
Ref.: 132-10
Que maravilha….esta acompanhei o processo de aquisição e o início da recuperação….a pesquisa histórica é sensacional….parabéns Silvio!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Tiago. O garimpo rendeu uma bela peça para o museu.
CurtirCurtir
Muito interessante e saber que ainda é funcional! Saudades dos tempos que os produtos duravam!
CurtirCurtir
Sim, está funcional.
CurtirCurtir