Calculadora NISA – Como operar/ Nisa calculator – How to operate

Nisa - Como operar

Para quem nunca utilizou esse tipo de calculadora pode ocorrer a impressão de que é difícil seu manuseio. Embora a descrição seja trabalhosa e um pouco entediante de ser absorvida, poucos minutos de prática já habilitam a pessoa a realizar as quatro operações básicas.

1. Carro móvel
  2. Manivela zeradora
  3. Manivela de operação
  4. Teclado
  5. Liberadores do Carro Móvel
  6. Teclas das Operações
  7. Tecla zeradora do teclado
  8. Manete de movimentação do Carro Móvel
  9. Visores

Preparação da máquina

1. Zere os visores girando a manivela 2 no sentido horário uma vez e no sentido anti-horário uma vez
  2. Posicione sempre a manivela 3 para cima (combinando os pontos vermelhos da máquina com o da manivela)
  3. Posicione o carro totalmente à esquerda usando o manete 8 ou liberando o carro mediante a retração dos liberadores 5 e após levantando e empurrando o carro para a esquerda

Entendendo o teclado

O teclado tem capacidade para registrar um número com  até oito dígitos 99.999.999.
Cada coluna representa todas as possibilidades de cada parte do número. A coluna mais à direita representa a unidade, a próxima à esquerda, a dezena, a próxima à esquerda, a centena e assim por diante.

Adição

1. Prepare a máquina
  2. Aperte a tecla 6 (+ -)
  3. Digite a primeira parcela.
  5. Digite a segunda parcela
  6. Gire a manivela 3 uma vez no sentido horário
  7. Confira a quantidade de parcelas no visor superior e a soma no visor inferior.

Subtração

1. Prepare a máquina
  2. Aperte a tecla 6 (+ -)
  3. Digite a primeira parcela (minuendo)
  4. Gire a manivela 3 uma vez no sentido horário
  5. Digite a segunda parcela (subtraendo)
  6. Gire a manivela 3 uma vez no sentido ANTI horário
  7. Confira a quantidade de parcelas no visor superior e o resto no visor inferior.

Multiplicação

2. Aperte a tecla 6 (X:)
  3. Digite o multiplicando.
  5. Zere o teclado digitando a tecla 7
  6. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das unidades do multiplicador
  7. Retroceda o carro móvel uma vez usando o manete 8
  8. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das dezenas do multiplicador
  9. Confira a quantidade de parcelas no visor superior e o resultado no visor inferior.

Divisão

2. Aperte a tecla 6 (X:)
  3. Digite o dividendo.
  4. Gire a manivela 2 uma vez no sentido horário.
  5. Zere o visor superior girando a manivela 2 uma vez no sentido horário.
  6. Zere o teclado digitando a tecla 7
  7. Digite o divisor.
  8. Retroceda o carro móvel tantas vezes quantas o divisor couber no dividendo, considerando que a quantidade de dígitos do divisor deve ser considerada uma vez e os restantes dígitos do dividendo, cada um são uma vez. Exemplo. Se o dividendo corresponde a 34.654 e o divisor a 56, o carro deve ser retrocedido em duas casas porque a centena do dividendo é a que pode ser dividida pelo divisor. Se o divisor fosse 25, o carro seria retrocedido em três casas.
  9. Gire a manivela 3 no sentido ANTI horário tantas vezes quanto o divisor couber no dividendo (mais fácil é girar até que apareça no visor inferior o número 99999999 e após girar a manivela 3 uma vez no sentido horário).
  10. Avance o carro móvel uma casa.
  11. Repita o passo 9.
  12. Repita o passo 8 enquanto houver parcelas do divisor.
  13. Verifique o quociente no visor superior.
  14. Verifique o resto no visor inferior.