Antiguidade, história ou lixo?

Consta que uma promotora pública, ao se manifestar sobre o acervo do então museu de automóveis da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil referiu-se a ele como “apenas lixo”.

Num dia desses, no mercado das pulgas de Pelotas-RS, ao me ver manuseando uma peça, um passante referiu-se a ela como lixo dizendo-me que há peças elétricas que fazem o mesmo trabalho.

Na internet é comum se referirem a qualquer peça enferrujada ou suja como antiguidade.

A pena que a Princesa Isabel usou para assinar a Lei n. 3353, de 13 de maio de 1888 é antiguidade, histórica ou lixo? A caneta usada por Adolf Hitler para assinar a lei de discriminação aos judeus é antiguidade, histórica ou lixo? As gigantescas estátuas milenares de buda, destruídas pelo Talebam, no Afeganistão, sob o argumento de serem contra o islão eram antiguidades, históricas ou lixo?

Inúmeras empresas recicladoras recebem milhares de toneladas de máquinas, utensílios e toda sorte de engenhos humanos. Esses engenhos são colocados em máquinas trituradoras, separadoras, moedoras e voltam a ser matéria prima para a produção de novos engenhos. Esses engenhos eram recicláveis, antiguidades ou parte da história?

Há milhares de anos já existiam os violadores de túmulos (e ainda hoje existem) em busca de ouro e outras riquezas lá depositadas em honra aos mortos. O que são essas peças resgatadas pelos violadores? Parte da história, simples objetos de cobiça, antiguidades?

Voltando ao caso do acervo da ULBRA, as peças eram lixo, recicláveis, antiguidades ou históricas?

Parece que cada pessoa,  grupo de interesse, grupo cultural, grupo ideológico, grupo  religioso ou grupo político têm um conceito próprio sobre os artefatos humanos.

Mas ao menos é certo que todo artefato humano conta uma história, carrega um significado ou possui algum valor para alguém.