Relógio Ponto/Time Recorder

Foi inventado pelo joalheiro Willard Le Grand Bundy, em 1888. Posteriormente com o  crescimento de Bundy Manufacturing Company e junção com outras empresas surgiu a hoje mundialmente conhecida IBM. Em 1894, Edward G. Watkins fundou a Simplex Time Recorder Company, o qual produziu um dos primeiros relógios-ponto práticos.

O Relógio ponto foi introduzido no Brasil a partir da década de 1930 com o advento das leis trabalhistas, pois garantia maior segurança ao empregador quanto ao registro do horário de trabalho.

Este aparelho é mais rudimentar que os conhecidos e antigos relógios ponto mecânicos da DIMEX, pois  imprime em apenas uma posição, requerendo que o usuário insira o cartão na posição do dia que está impresso no mesmo. Podia ser utilizado, também, para indicar a hora de início e término de determinados serviços.

Origem: Estados Unidos.

Data: Provável décadas de 1920 a 1950

Marca: Simplex

Fabricante: Simplex Time Recorder Company

Curiosidade: A caixa do relógio é toda em madeira

Futuro dessa utilidade: Substituída por login em sistemas remotos, tecnologia que está substituindo os pontos eletrônicos ainda existentes.

Ref.: 115-10

3 comentários sobre “Relógio Ponto/Time Recorder

  1. LUIZ CARLOS EUFROSINO DA SILVA disse:

    Bom dia. Tenho um relógio desses desde 1979 e funcionou durante muito tempo. Há dois anos a corda se soltou e será consertado. É um belo relógio. Eu gostaria até de entrar em contato com a fábrica nos Estados Unidos. Se tiverem o contato, agradeço se puderem informá-lo, por favor. Obrigado. Luiz Carlos- (11) 98104-0702 ou (11) 4121-4226.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s