Esta máquina fica presa à cintura do operador. Enquanto segura o manete a sua esquerda, aciona a manivela a direita, a qual faz girar o espalhador e ao mesmo tempo movimenta uma peça que empurra o fertilizante para a saída. Nas laterais do depósito há furos sequenciais em linha que servem para fixar um saco que funciona como depósito auxiliar e tampa. Na frente do depósito há um anteparo onde é encaixada uma peça móvel que serve de regulador de fluxo.
Este item veio de antiga fazenda de café no Noroeste Paulista, em General Salgado. Foi adquirida pelo Igor da Russo Antiguidades em Florianópolis, inicialmente como semeadora, porém com uma pesquisa mais aprofundada deixou-nos na dúvida se poderia ser um espalhador de fertilizantes. Entretanto, há sites que definem sua utilidade como semeadeira, como este aqui: https://www.etsy.com/listing/256731807/antique-seed-spreader-hand-crank-farm. Recentemente em abril/2019, o o Sr. Gilberto Leal, de Cristal-RS, que possui uma igual, nos testemunhou que é uma semeadeira de arroz, com a qual trabalhou na juventude. Também disse que essa máquina não era muito eficiente para o propósito a que se destinava.
Origem: Estados Unidos.
Fabricante: Goodell Company
Marca: C. H. Cahon
Data: Provavelmente década de 1940 ou anterior
Estado atual: Funcional. Faltam o cinto e o saco.
Ref.: 127-12
Trata-se de um acervo cultural expressivo. As máquinas e aparelhos apresentados representam, sem dúvida, parte da história do desenvolvimento da humanidade.
A página é muito interessante e bem estruturada.
Parabéns Silvio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pela visita e pelas palavras de estímulo.
CurtirCurtir